BRUCE DICKINSON FALA EM EMPREENDEDORISMO EM EVENTO DE E-COMMERCE

O quê o vocalista da maior banda de heavy metal do planeta tem a ver com um evento promovido por uma plataforma de soluções de e-commerce? Ao que parece, tem muita coisa a ver! Nesta segunda-feira (14) teve início o VTEX DAY, feira e congresso de negócios voltados para o comércio online na São Paulo Expo, e a palestra de abertura ficou a cargo de Bruce Dickinson. O cantor lançou recentemente sua biografia, “What does this button do?” e ao longo de uma hora britânica, discorreu sobre sua história de vida para promover o pensamento empreendedor para um público que misturava empresários do setor de e-commerce, jornalistas e claro, fãs.

IMG_7222

IMG_7179

“Eu odeio clientes. Clientes são inimigos. E por quê eu digo isso? Qual a definição de cliente? Um cliente é uma pessoa que pode se afastar de você. Você entra em uma loja, dá uma olhada por aí e se nada te interessa, você vai embora. Muito bem, você é um cliente. Agora, imagine que você entra na mesma loja mas o seu marido é o gerente. Você entra, dá uma volta, não quer nada e vai embora. Agora você é um cliente com um divórcio”. – o bom humor inglês foi o tom de todo o bate-papo do cantor com o público, que explica como o processo de fidelização de clientes usando analogias como essa, além de obviamente, comparar com os fãs do Iron Maiden ou times de futebol: “Se você gosta de um time de futebol, ama de verdade, quando você parar de dar suporte ao seu time? Nunca. Vocês são loucos.”

IMG_7170 IMG_7402

Para Bruce, que mostrou tudo o que ele construiu à parte de sua carreira como cantor (se você não sabe, ele é escritor, esgrimista, aviador, investidor, historiador formado, já foi radialista, e mais recentemente, cervejeiro e empresário do setor aéreo), é preciso ficar atento a dois fatores-chave para empreender com sucesso: comunicação e criatividade. “Hoje em dia, pessoas numa mesma sala falam entre si através do celular, elas não se comunicam mais, isso é ridículo. A comunicação precisa ser uma via de mão dupla, é preciso ouvir e observar, ter a relação humana real.” Sobre a criatividade, Bruce relata como aproveitou uma série de oportunidades dentro e fora do Iron Maiden. Ele contou como teve a ideia do Ed Force One, a aeronave mais fotografada do mundo, que levou a banda para diversas cidades ao redor do globo. Ele também explicou como começou – e insistiu – na indústria aeronáutica, ao criar e insistir em um de seus últimos empreendimentos, a Cardiff Aviation.

IMG_7276

A persistência também foi assunto dentro do empreendedorismo, e Bruce utilizou diversos exemplos, sendo o mais importante o episódio recente de sua luta contra um câncer, que não o tirou de circulação e não o impediu de seguir com todos os seus projetos, tampouco de parar de cantar.

IMG_7411

De acordo com Bruce, o que diferencia os empreendedores bem-sucedidos dos que não chegam onde querem é a atitude perante o fracasso. “Caiu do cavalo? Volte a montá-lo. Não desista jamais. As pessoas que atingem o sucesso caíram do cavalo diversas vezes antes de atingi-lo. Nenhum plano sobrevive ao primeiro ataque do inimigo. O que você pode fazer quando cai do cavalo é modificar sua estratégia, adaptá-la, fazer algo diferente do que você estava fazendo. Você vai chegar lá.”