Cena EDM se fortalece com dois novos festivais europeus

Dois dos festivais mais populares de Electronic Dance Music (EDM) no norte europeu vão ganhar novas edições!

O Summerbust, que acontece na Suécia e é promovido pela Stureplansgruppen Live (controlada pelo conglomerado Live Nation), já tem edições nas cidades de Gotheburg e Estocolmo e agora terá o Summerburst Baltic, que acontecerá em Vilnius na Lituânia, nos dias 11 e 12 de junho e terá como headliners David Guetta e o DJ/Produtor norueguês Kygo. O novo festival será o maior do gênero na região e será organizado pela Live Nation Lituânia.

Já o Weekend Festival, o maior evento de EDM da Finlândia, começou na cidade de Espoo em 2012, mas mudou-se para a capital Helsinki no ano seguinte. Em 2015 aconteceu a primeira edição do Weekend Festival Baltic, na cidade costeira de Pärnu, Estônia, que agora ganha uma versão de dois dias em Estocolmo, Suécia e já garantiu no seu lineup Tiësto, Martin Garrix, o duo canadense Dvbbs, e a organização ainda garantiu que mais “duas megaestrelas mundiais” serão anunciadas.

“Estocolmo é a meca da música popular eletrônica, então sempre esteve no meu radar,” diz o diretor e promotor do Weekend Festival, Hardi Loog. “Depois de visitar outros festivais no mercado sueco, eu achei que o Weekend tinha algo para compartilhar com as pesoas que eles ainda não tinham experimentado. Estou animado com a expansão para a Suécia, que será apenas o começo da expansão da marca Weekend Festival na Europa.”

Isso mostra que não só há ainda muito mercado para o gênero do EDM, como cases de sucesso de expansões de marcas já conhecidas podem acabar se tornando novos festivais até mesmo em outros continentes e especialmente no Brasil, que conta com um Tomorrowland esgotado, além de diversos outros festivais do gênero que só aumentam a cada ano, como foi o caso do EDC Brasil, que aconteceu pela primeira vez ano passado, o UMF entre outros.