CONFERÊNCIAS DE MERCADO – CONHEÇA A EUROSONIC

A conferência Eurosonic Noorderslag atrai mais de 3.900 profissionais em suas edições, incluindo representantes de mais de 432 festivais internacionais. O evento oferece um programa de conferência durante o dia com 150 painéis, entrevistas, workshops e jantares, bem como festas e reuniões sobre os mais recentes desenvolvimentos na música internacional, mídia e indústrias interativas.

Esse ano, o programa conta com diversos temas interessantes para o mercado de negócios da música e entretenimento ao vivo: música versus tecnologia, política pop, produção de shows, o futuro da inteligência na música, apresentação de dados panorâmicos de mercado, apresentação de dados panorâmicos sobre festivais, entre outros temas pertinenetes.

Uma das características da Eurosonic é a dedicação de um dia exclusivo à política pop. O evento então reúne uma série de assuntos que são relevantes para os formuladores de políticas no setor da música pop, hoje, uma das maiores engrenagens da indústria no mundo. Isso vale para as políticas a nível local, provincial e nacional, bem como em nível global. O programa de políticas pop mostra o que está acontecendo neste campo e é de interesse para proprietários de locais públicos, venues, bem como funcionários públicos, políticos e membros de secretarias de cultura. Esses temas abrangem discussões sobre o papel dos governos em relação a educação auditiva e segurança. A conferência de música também tem um olhar para o percurso de desenvolvimento de talentos para o mercado, o papel dos venues para festivais e a crescente urbanização que está impactando na indústria da música. O que os governos municipais podem fazer para apoiar novos talentos e o quão significativo tem sido o avanço da criatividade nessas áreas? Um outro tema interessante abordado nesse dia exclusivo é como cidades da Europa Central e Oriental podem se transformar em plataformas de música prósperas.

osl-eurosonic

Um outro dia é dedicado exclusivamente a compositores, autores e artistas. Esse programa específico consiste em sete painéis, alguns dos quais são em holandês e falam diretamente com esse público sobre fundos de artes cênicas, investigação sobre a posição financeira de músicos, e há painéis que abordam assuntos como direitos autorais e como ganhar dinheiro com música.

A conferência é paga, e não possui streaming dos painéis, mas é possível acessar vários resumos e press releases sobre os assuntos abordados aqui. Esse ano, a conferência começa hoje, 13 de janeiro, e vai até o dia 16.