Conheça o Elsie Fest – O Festival do Teatro Musical!

Por Maria Carolina Branco

Entre nós, amigos da OnStage Lab, falar sobre festivais não é novidade, mas este aqui é. Um festival em Nova York com cantores da Broadway pode soar como algo que já existisse há anos, mas, na verdade, o Elsie Fest ainda está engatinhando. No último dia 5, a 2ª edição do festival reuniu cerca de 5 mil pessoas no Ford Amphitheater de Coney Island para ouvir e cantar trilhas do teatro musical, assim como músicas da Disney e baladas clássicas. Parte de sua renda beneficiou a instituição Broadway Cares/Equity Fights Aids. Existe a percepção de que musicais não são para todos, mas tentarei te convencer do contrário nas próximas linhas.

Para começar, sabe o motivo do nome do festival ser Elsie? Não, não tem nada a ver com Frozen, embora, curiosamente, Let It Go seja interpretada por Idina Menzel, estrela da Broadway – também conhecida como Adele Dazeem pelo John Travolta. Elsie é uma personagem de ‘Cabaret’, mencionada pela protagonista Sally Bowles na canção de mesmo nome. Sobre seu funeral, Sally diz que ela é a cadáver mais feliz que já viu (e agora sei que pelo menos os góticos já se interessaram). Elsie, digamos, trabalhava na noite, tinha vícios, mas inspira sua amiga Sally e todos nós dizendo que a vida é um cabaré – life is a cabaret, old chum – e não há motivos para ficar sozinho em casa quando se pode sair para ouvir música.

elsie-fest-poster-2016

Então três rapazes decidiram criar um festival com esse nome, ao ar livre, em Nova York, com duração de um dia, a preços mais acessíveis do que a maioria dos ingressos da Broadway. Eles convidaram alguns colegas de trabalho, porém logo os avisaram que as apresentações fugiriam um pouco de suas zonas de conforto. No lugar de um teatro silencioso, um palco de festival com fãs cantando junto e bebendo cerveja. Os tais criadores são o manager Ricky Rollins, o produtor Jordan Roth e o ator e cantor Darren Criss. Darren vocês conhecem de Glee, a série musical da Fox, onde cantou e encantou (amo ele e não escondo, serei sua melhor amiga se me deixar contar a história de quando o conheci). Ele já protagonizou dois musicais na Broadway, interpretou o príncipe Eric no musical da Pequena Sereia e, antes disso tudo, montou uma produtora teatral na faculdade que apresentou uma paródia musical de Harry Potter, estrelada por ele e seus amigos, com direito a sequência e tudo mais (A Very Potter Musical).

tumblr_od49ustbzb1t0t4elo1_500

O próprio Darren esteve no line-up das duas edições, com direito a cover punk rock de Cabaret no melhor estilo Me First and the Gimme Gimmes. Isso, musical + punk rock = sucesso. Sabe o que mais é sucesso? Musical com Rap, representado pelo Leslie Odom Jr, que cantou no festival ano passado a trilha de Hamilton, grande musical vencedor de uma penca de Prêmios Tony e com os ingressos mais disputados dos últimos tempos, tendo se apresentado até mesmo para o Presidente Obama, rainha Beyoncé, e nos prêmios Grammy. Stranger Things marcou presença. Como assim? Gaten Matarazzo (Dustin) e Caleb McLaughlin (Lucas) já cantaram profissionalmente em produções da Broadway de Os Miseráveis e O Rei Leão, então foram convidados a participar das apresentações do Elsie desse ano.

Outros nomes no line-up incluem o divertidíssimo Tituss Burgess, que te faz rir de pinot noir em The Unbreakable Kimmy Schmidt (Netflix), Cynthia Erivo, vencedora do Tony pela adaptação musical de A Cor Púrpura (que é fantástica) , a celebridade do YouTube Todrick Hall e muitos outros grandes artistas.

Os criadores já têm os próximos passos traçados. Eles querem que o Elsie passe a durar 2 dias, envolva outras formas de arte e receba mais amantes da música das telas e dos palcos. Não sei você, mas ano que vem quero estar lá.