Empreendendo com Entretenimento em São Paulo com Facundo Guerra

Ontem tivemos o primeiro evento da On Stage Lab em 2016!

A palestra “Empreendendo com Entretenimento em São Paulo” com Facundo Guerra foi seguida de um coquetel especial para as dezenas de convidados e ex-alunos que compareceram à escola ontem para aprender, conversar e fazer networking com profissionais da área.

Durante o bate-papo, Facundo contou sobre suas primeiras experiências com o entretenimento antes de abrir sua primeira casa noturna em São Paulo, o Vegas, e como foi largar empregos estáveis para seguir empreendendo em projetos inovadores pela cidade.

Sobre seus negócios, ele é claro em sua lição: “Você precisa encontrar o problema certo, e quando isso acontece, você corre atrás de uma solução inovadora para ele. Não viva de referências a coisas que já existem, viaje e se arrisque com novidades e novas propostas e seja você mesmo em seu projeto.” Ele ainda adverte que, às vezes, quando embarcamos em empreendimentos com coisas que amamos demais podemos desenvolver uma cegueira que pode ser perigosa, pois a dificuldade em ver com clareza acaba nos impedindo de tomar as melhores decisões e, às vezes, até mesmo a hora de pular fora do barco antes que ele naufrague totalmente.

Ele comentou sobre seus novos projetos para o ano, que incluem um clube criado através de crowdfunding, uma sala de cinema temática drive-thru no Belas Artes, e mais dois projetos, já que ele não consegue viver sem desafios, mas gosta de deixar “cada ovo em uma cesta”, assim, se algum empreendimento novo não tem os resultados esperados, mas ainda merece uma chance, ele acaba sendo salvo pelos lucros de outros estabelecimentos do grupo, afinal, na visão de Facundo, mesmo que o estabelecimento não esteja dando dinheiro, ele sabe que seus empregados vivem dele, então faz o possível para não fechar estabelecimentos a não ser para transformá-los em outros projetos.

Galeria_-22

Facundo também discutiu questões como o capitalismo no século XXI, e como diversas pessoas estão criando negócios pequenos que aproximam o cliente do produto final, e que esse tipo de economia criativa acaba influenciando outras esferas da sociedade, como a ocupação de ruas e espaços públicos, que antes sempre foram sinônimo de violência e insegurança, atualmente voltaram a ser cada vez mais espaços de convivência entre pessoas. A própria economia criativa seria uma vertente mais interessante do capitalismo onde todos querem um iPhone mas ninguém se preocupa com o custo humano desse produto, já que grandes empresas geralmente utilizam mão de obra escrava ou pagam salários baixíssimos para seus empregados para conseguir custos mais competitivos ou maiores lucros. Quando você conhece quem cria e fabrica os produtos, isso muda, já que mesmo pagando mais, você sabe toda a história do que está comprando – e melhor – ainda pode ajudar a escrevê-la.

A crise no país também rendeu bons comentários de Facundo, que acredita que muitas pessoas que falham em seus empreendimentos culpam a crise quando ela provavelmente nem foi o problema, e sim a má gestão do negócio, pois costumamos projetar a culpa no outro. Não está tão fácil ter seu negócio como era há dois anos, mas o desafio sempre esteve presente”, afirma.
É no movimento de ocupar as ruas em que ele comenta sobre a queda da era de ouro dos clubes, afinal, quando as festas acontecem gratuitamente em praças, ruas, túneis e outros lugares públicos gratuitamente, é difícil competir com a novidade, mas que há espaço para todos em uma cidade como São Paulo.

Para comemorar o aniversário de São Paulo, Facundo disse que escolheu empreender em uma cidade com tantas opções pois é o seu lar. Ele não faz suas escolhas pautado em dinheiro, e sim nos desafios que seus novos projetos lhe propiciam, então nunca viu sentido em tentar coisas longe de casa, afinal, na construção de sua narrativa pessoal, inovar, desbravar, viver, explorar e renovar pedaços de São Paulo se tornou ponto chave de sua jornada no entretenimento.

A On Stage Lab e o Coletivo Amor de Madre agradecem a presença de todos os ex e futuros alunos e todos os profissionais do mercado que passaram pelo evento, e as nossas parceiras Heineken e Jack Daniels! Ainda esse ano teremos outros eventos parecidos, então siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades da escola.

Confira as fotos do evento na galeria abaixo:

Fotos: Victor Soldano/OSL | Renato Souza/Criando Imagens