ESPECIAL DAVID BOWIE – 5 MOMENTOS DO CAMALEÃO NO CINEMA

Pela ex-aluna On Stage Lab, Carla Enge de Wolf

Como se despedir de alguém como David Bowie, que não era apenas um ícone, mas um legado ambulante de clássicos e inovação em quase todos os aspectos de sua música e arte? Criar listas sobre todas as suas influências seria coisa de anos de trabalho, mas isso não significa que não podemos apreciar alguns filmes que, com apenas uma de suas canções, já tiveram momentos inesquecíveis nas telonas. Confira alguns filmes com composições do camaleão do rock que vale a pena rever!

osl-tesla

5- Moulin Rouge – Elephant Love Medley
Ok, ok, ok, “Heroes” só aparece em um trecho desse lindo medley com muitas das melhores canções de amor do último século, mas não há como discordar que suas poucas frases dão o brilho necessário do dueto entre Nicole Kidman e Ewan McGregor. Simplesmente um dos melhores musicais dos últimos tempos!

(a magia começa no 3:00)

4 –Dogville – Young Americans
Filmes de Lars Von Trier já tem a tendência de serem únicos, e incrivelmente polêmicos. Em Dogville, estrelado por Nicole Kidman, em uma cidade marcada apenas com riscos de giz no chão, a icônica canção “Young Americans” só aparece nos créditos finais, porém dificilmente poderia ter sido melhor colocada para induzir o pensamento crítico de seus espectadores. Imperdível.

3 – Labirinto – Magic Dance
Quer mais que esse clássico absoluto dos anos 80? Estrelado pelo próprio Bowie, como rei dos goblins, o filme tem a trilha todinha composta pelo cantor, inclusive Magic Dance, que faz até o chorão bebê Toby se animar enquanto é sequestrado.

2 – Christiane F. – Heroes
Livro clássico que se torna filme clássico e absolutamente imperdível sobre o submundo da heroína em Berlim, a história real de Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída, não pode ser contada sem Bowie em sua trilha, afinal toda a sua saga é pautada nas composições do cantor. Triste, mas a conexão com a música é tão forte que merece o segundo lugar em nossa lista.

1 – Coração de Cavaleiro – Golden Years
Quem já assistiu o filme estrelado por Heath Ledger em seus – definitivamente – anos mais dourados, se lembra de duas coisas: o quão irresistível ele está no personagem, e a cena de dança medieval ao som de Bowie. Provavelmente uma das músicas mais improváveis em uma trilha de época, não tem como ficar parado com a evolução da música e sua coreografia. Mas Bowie que é Bowie nos faz dançar de qualquer maneira mesmo heart emoticon