Estudo indica que punk e metal acalmam as pessoas

Pesquisadores da Universidadade de Queensland, em Brisbane, na Austrália, conduziram recentemente um estudo onde eles estavam determinados a provar um mito bastante popular: música pesada deixa as pessoas agressivas. A teoria é que a música pesada também é trilha sonora para cometer atos de raiva e violência, mas, para surpresa dos pesquisadores, eles descobriram que isso não poderia estar mais longe da verdade!

39 voluntários entre 18 e 34 anos que escutam “música extrema” (Heavy Metal, Hardcore, Punk, Emo e Screamo) com frequência foram submetidos a 16 minutos de “indução de raiva”, onde falaram sobre coisas que podem ser irritantes como relacionamentos, dinheiro e trabalho. Depois de ficarem bem irritados, os voluntários poderiam ficar 10 minutos em silêncio ou ouvir 10 minutos de suas próprias playlists, e quem ouviu música agressiva estava tão calmo quanto quem estava em silêncio.

“A música ajudou eles a explorar toda a gama de sentimentos que eles sentiam, mas também os deixou mais ativos e inspirados” disse o estudo. “Os resultados mostraram que níveis de hostilidade, irritabilidade e estresse diminuíram depois que a música foi introduzida, e a mudança mais significativa apresentada foi o nível de inspiração que eles sentiam.”

Os pesquisadores também repararam no tipo de canções que os voluntários escolhiam para ouvir quando estavam bravos. Enquanto metade das canções escolhidas focava em agressividade e raiva, muitas falavam sobre isolamento e tristeza. “Mas ainda assim, os participantes disseram que usavam a música para aumentar sua alegria, ficarem imersos em sentimentos de amor e aumentar seu bem-estar,” acrescentou o estudo.

Os cientistas admitiram as limitações do estudo, já que ele aconteceu em condições controladas ao invés de situações reais, além do fato que os voluntários foram induzidos a sentir raiva ao invés disso acontecer naturalmente, então seriam necessários mais estudos sobre o tema. Ainda assim, eles reafirmam sua conclusão principal: “música extrema combina e ajuda a processar a raiva” ao invés de causa-la.

E aí, que o som pesado que vai te acalmar hoje? Essa é a nossa escolha do dia!