Falece, aos 28 anos, o dj e produtor Avicii

 Tim Bergling, mais conhecido como Avicii, faleceu na tarde desta sexta-feira (20), aos 28 anos.

O DJ e produtor musical sueco foi encontrado morto em Omã, país da península Arábica, no Oriente Médio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“É com profundo pesar que anunciamos a perda de Tim Bergling, também conhecido como Avicii”, diz comunicado da assessoria do DJ enviado à imprensa.

“Ele foi encontrado morto em Mascate, Omã, na tarde desta sexta. A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a sua necessidade de privacidade nesta ocasião difícil. Declarações adicionais não serão feitas”, diz o comunicado.

Avicii foi um dos maiores nomes da música eletrônica dos últimos anos. Nascido em Estocolmo, assinou com o selo Dejfitts Plays em 2007, aos 17 anos. Em 2013, lançou seu álbum de estreia, “True”, com o hit “Wake me up”, maior sucesso de sua carreira  – que soma quase 1,5 bilhões de visualizações no YouTube. Em 2015, lançou o álbum “Stories”.

Em 2014, o DJ apareceu com visual mais magro e cancelou toda a agenda de apresentações previstas para o ano. Ele passou por sérios problemas de saúde. “Eu estava perdendo peso. Eu precisava tirar um descanso”, disse à Billboard.

Segundo o site, Avicii foi internado em janeiro de 2012, em Nova York, com pancreatite aguda. O músico voltou a sofrer uma inflamação em março de 2013, quando foi internado na Austrália. A doença teria sido supostamente provocada pelo excessivo consumo de álcool. “Tirei um mês de folga, mas não foi realmente um mês de folga”, afirmou. “Eu estava no estúdio 12 horas por dia, e depois saí direto para a turnê. É difícil dizer não nesta indústria. Você quer tocar e estar em todos os lugares”.

Avicii1

Após a notícia, vários artistas e amigos se manifestaram em suas redes sociais:

Calvin Harris, DJ, no Twitter: “Arrasado com a notícia sobre Avicii, uma alma bonita, apaixonada e extremamente talentosa com ainda muito mais a fazer. Meu coração está com sua família”, escreveu.

Snake, DJ, no Twitter: “Descanse em paz, Avicii. Perdemos uma lenda”.

Marshmello, DJ, no Twitter: “Uma perda sem palavras”.

Hardwell, DJ, no Instagram: “Não posso acreditar nisso. Vou sentir muito a sua falta. Desde o seu primeiro show, onde tocamos juntos, até todas as incríveis memórias que compartilhamos. Obrigado por mudar o mundo com sua música incrível. Obrigado por ser uma inspiração. Espero que você esteja em um lugar melhor agora. Eu vou sentir sua falta, irmão, até nos encontrarmos novamente!”

Dua Lipa, cantora, no Twitter: “Que notícia triste de ouvir. Tão jovem e partiu tão cedo. Minhas condolências a seus familiares, amigos e fãs”.

Norman D. Golden ll, ator e produtor, no Twitter: “Estou em choque”.

Charlie Puth, cantor, no Twitter: “Gostaria de tirar um momento para prestar homenagem ao homem que realmente abriu meus olhos para o que minhas produções poderiam soar um dia. Avicii era um gênio e um inovador musical. Não posso acreditar que ele não esteja mais conosco”.

Nile Rodgers, guitarrista e produtor, no Twitter: “Acabei de saber que meu querido amigo Avicii acabou de falecer. Por favor, me diga que isso é mentira. Se não é, descanse em paz Avicii, uma das melhores melodias naturais.”