Família de Michael Jackson processa ABC por violação de direitos autorais em exibir ‘The Last Days of Michael Jackson’

Herdeiros de Michael Jackson processaram a rede de televisão ABC, argumentando que um especial que o canal transmitiu na semana passada sobre os últimos dias do cantor utilizou suas músicas e clipes sem permissão.

Segundo eles, os produtores usaram canções como “Beat It”, “Billie Jean” e “The Girl Is Mine”, juntamente com videoclipes como “Thriller” e clipes de “This Is It”, o documentário do show.

 “Queremos que os consumidores saibam que ‘The Last Days of Michael Jackson’, um especial de televisão exibido na ABC TV (uma subsidiária da The Walt Disney Company) no dia 24 de maio, não é patrocinado ou aprovado pelos herdeiros de Michael Jackson” disse a familia em comunicado.

O processo de violação de direitos autorais, que também indica a empresa matriz da ABC, Walt Disney Co, como ré, foi apresentado no tribunal federal de Los Angeles e tem como alvo o programa de duas horas “The Last Days of Michael Jackson”, que foi ao ar em 24 de maio.

“Assim como a Disney, a força vital do negócio do espólio é sua propriedade intelectual”, segundo a reclamação. “No entanto, por algum motivo, a Disney decidiu que poderia usar a propriedade intelectual mais valiosa do espólio de graça”.

Representantes da ABC e da Disney não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

O espólio apresentou objeções ao programa antes dele ter ido ao ar na semana passada. Segundo o processo, um advogado da Disney disse que o uso especial de músicas sob direitos autorais era “uso justo” em razão de sua natureza documental, um argumento que foi considerado um “absurdo”.

Fonte: Variety