Gorillaz toca para 13 mil pessoas em sua estreia no Brasil

Por Deca Pertrini

A espera chegou ao fim. Pela primeira vez no país, o grupo Gorillaz se apresentou, trazendo na noite do sexta-feira (30), a turnê do álbum ‘Humanz’.

A chuva forte que caiu no meio da tarde causou um atraso na abertura dos portões por algumas horas, provocando alguns focos com lama que subia pelos tapumes que deveriam proteger os pés do público no gramado, porém, isso não foi obstáculo para os fãs que compareceram ao Jockey Club.

Com espaço configurado para 13 mil pessoas, todos vendidos segundo a organização do evento, a apresentação teve início pontualmente às 21hs.

O projeto alternativo mais bem-sucedido do vocalista do Blur, Damon Albarn, junto do quadrinista Jamie Hewlett, foi criado em 1998. Tratando-se do um”quarteto virtual”, a banda consiste em quatro membros animados: 2-D, Murdoc Niccals, Noodle, e Russel Hobbs.

A recompensa por essa espera veio em forma de música, efeitos de luzes, animação no telão com o quarteto fictício, Damon Albarn e grandes convidados, além dos sensacionais músicos fixos da banda, surpreendendo com o espetáculo, já que muitos não sabiam como ocorreria, já que o foco do grupo são personagens animados.

A chuva forte se transformou em uma leve garoa no início do show, porém, a trégua não durou muito tempo e a água começou a cair com mais força após algumas músicas.

Ao lado dos convidados e em frente a um telão com imagens dos “verdadeiros” membros da banda, Albarn comandou a apresentação, tornando secundária a tradicional animação, por cerca de duas agitadas horas, com direito a cantar junto com o público da grade em dois momentos, para a alegria dos sortudos que ali estavam.

Essa turnê latino-americana do Gorillaz, foi finalizada na capital paulista, sendo marcada pela presença de convidados muito especiais, sendo eles: o cantor Peven Everett, que participou de  “Strobelight” e “Stylo”, a vocalista Pauline Black, da banda de ska dos anos 70, The Selecter, participou em “Charger”, a rapper inglesa Little Simz cantou em “Garage palace”, o rapper Bootie Brown, do grupo de hip hop alternativo The Pharcyde, participou em “Stylo” e “Dirty Harry”, o cantor de house Jamie Principle cantou em “Hollywood”, música nova do Gorillaz, e o grupo de hip hop De La Soul, participando de “Superfast Jellyfish” e “Feel good inc”, com direito a um discurso de Damon sobre a situação de “merda” da política na Inglaterra e com direito a “Fuck Trump”, tendo no embalo o famoso “Fora Temer” da plateia brasileira.

Mesmo com um repertório vasto que incluiu quase todas as fases da banda, o momento mais aguardado se concretizou com o maior hit “Clint Eastwood”, levando o público que conduziu sozinho a música por alguns segundos à loucura, próximo ao final da apresentação, no bis.

WhatsApp Image 2018-04-02 at 02.03.33
Setlist
1. M1 A1
2. Last Living Souls
3. Rhinestone Eyes
4. Tomorrow Comes Today
5. Every Planet We Reach Is Dead (Alt ending)
6. Saturnz Barz
7. 19-2000
8. Superfast Jellyfish (with De La Soul)
9. On Melancholy Hill Play Video
10. El Mañana
11. Charger (with Pauline Black) (Alternate Version)
12. Ascension
13. Strobelite (with Peven Everett)
14. Andromeda (D.R.A.M. Special vocal outro)
15. Hollywood (with Jamie Principle)
16. Garage Palace (with Little Simz)
17. Punk
18. Stylo (with Peven Everett) (and Bootie Brown)
19. Dirty Harry (with Bootie Brown)
20. Feel Good Inc. (with De La Soul)
Bis:
21. Hong Kong
22. Kids With Guns
23. Clint Eastwood
24. Don’t Get Lost in Heaven
25. Demon Days