Hip-hop foi o gênero musical mais popular do ano de 2017 nos Estados Unidos

Por Deca Pertrini

Pela primeira vez o R&B/hip-hop ultrapassa o rock nos EUA, como o maior gênero musical do ano de 2017, segundo a empresa de dados estatísticos Nielsen. Anualmente a empresa faz um relatório revelando em seu site, quais gêneros e artistas lideram as vendas e reproduções, além de analisar informações sobre consumo.

Contribui com o resultado o fato de ser extensa a lista de lançamentos do gênero no ano. Entre os dez álbuns mais reproduzidos, oito são do estilo. Tyler, The Creator com Flower Boy, Brockhampton com a trilogia Saturation, Kendrick Lamar com DAMN.a, Jy Z com 4:44, a estreia de Sza com Ctrl e Sampha com Process são alguns deles.

Tanto álbuns vendidos quanto reproduções em plataformas digitais de streaming, mostram que o gênero engloba 24,5% das músicas consumidas no país, deixando o rock encerrar o ano com 20,8%. Metallica, Imagine Dragons, Beatles e Linkin Park são alguns dos responsáveis em ajudar a atingir essa boa porcentagem.

A pesquisa também destaca o crescimento em mais de 50% do streaming, o aumento das vendas de vinis, que atingiu a marca de 14,4 milhões de unidades vendidas, além da volta nostálgica das fitas cassete, que tiveram um aumento de 35% nas vendas.

(O rapper Kendrick Lamar – Crédito: Frazer Harrison/Getty Images)