Led Zeppelin vence caso de plágio de ‘Stairway to Heaven’

E terminou o julgamento do caso de plágio da canção ‘Stairway to Heaven’ do Led Zeppelin, com decisão favorável ao grupo britânico! O júri precisou de menos de um dia para deliberar a decisão contra o compositor Randy Wolfe, da banda Spirit, que dizia que o icônico riff de guitarra da canção do grupo foi copiado de sua canção ‘Taurus’. O júri não acreditou na afirmação e decidiu que não havia similaridade substancial para um processo.

Durante o julgamento, o baixista do Spirit disse que a banda tocou ‘Taurus’ em um show em Denver que o Led Zeppelin abriu para eles. O advogado do Led disse que as bandas nunca dividiram o palco ou fizeram uma turnê juntos, mas um artigo do jornal Rocky Mountain News – encontrado no próprio site do Led Zeppelin – confirma que a banda tocou no show em Denver. Era o seu primeiro show nos Estados Unidos.

 

 

Ambos os músicos tiveram que tocar suas versões em piano e violão, e especialistas contratados pela defesa do Led argumentaram que as músicas tinham apenas uma sequência descendente de acordes em comum, o que acontece com frequência – e o júri concordou com a afirmação.

Confira abaixo as duas músicas e tire suas conclusões!