Merlin, Beggars Group, [PIAS] & Ingrooves assinam contratos de licenciamento com o Facebook

As gravadoras indies se juntam às majors Warner Music Group e Universal Music Group numa recente sequência de contratos que expadem a estratégia musical da rede social.

Após contratos com as grandes gravadoras Warner Music Group e Universal Music Group, o Facebook voltou sua atenção para as gravadoras indies e no dia 20 de abril anunciou novos acordos com a Merlin, Beggars Group, [PIAS] & Ingrooves que tornarão disponíveis seus catálogos para os usuários da rede social. Com esse acordo, usuários do Facebook, Instagram, Messenger e Oculus poderão fazer uploads e compartilhar vídeos que contenha as músicas licenciadas por essas empresas.

“Estamos empolgados por nos associarmos com os milhares de selos globais representados pela Merli, Beggars, [PIAS] & Ingrooves”, disse em uma declaração o líder de desenvolvimento de negócios para selos independentes Jermy Sirota. “Valorizamos sua história e artistas e estamos animados por estarem apoiando a visão do Facebook sobre o que a musica pode oferecer às pessoas em nossas plataformas. Isso é apenas o começo – queremos continuar a aumentar as oportunidades para que a comunidade independente empodere suas vozes.”

Os novos contratos seguem uma sequencia de acordos de licenciamento similares na estratégia musical em expansão do Facebook, para se estabilizar como uma ecossistema de valor para os detentores de direitos musicais. Outros acordos recentes incluíram Sony/ATV Music Publishing, Kobalt Music Publishing, Global Music Rights, HFA/Rumblefish e o eixo de direitos pan-europeu ICE.

“A associação global da Merlin está no centro da evolução do mercado digital global no qual a inovação digital entrega valores até então inéditos,” disse o CEO da Merlin Charles Caldas em uma declaração. “Essa empolgantes nova parceria garante que os principais independentes vão se beneficiar da estratégia musical de multi-plataformas do Facebook, agora e no futuro.”

No quarto trimestre de 2017, o Facebook tinha 2,2 bilhões de usuários ativos mensalmente e o Instagram, 800 milhões. Com esses novos contrato – dependendo da região dos usuários em relação aos contratos de licenciamento – esses usuários em breve poderão incorporar músicas de licenciadas de alguns artistas da Beggars Group como Radiohead, FKA Twigs e Queens of the Stone Age, e lançamentos da [PIAS] como Father John Misty, Flume, Oasis e outros.

“A [PIAS] sempre trabalhou com os artistas e selos mais criativos e inspiradores do mundo e tem uma crença de que a música torna o mundo um lugar melhor,” disse o administrador chefe de digital Adrian Pope em uma declaração. “O contínuo compromisso do Facebook com tal repertório e reconhecimento de seu valor é algo muito encorajador. Estamos satisfeitos que o Facebook está compensando os detentores de direitos de maneira justa, e estamos ansiosos para trabalhar junto a eles para ajudar os artistas e selos a desenvolverem empolgantes novas maneiras de atingir audiências globais.”

O CEO da Ingrooves Bob Roback acrescenta: “Estamos empolgados com a parceria com o Facebook para dar acesso ao nosso incrível catálogo de conteúdo de selos independentes. Esse acordo tanto compensa de maneira justa nossos selos e também aumentas suas oportunidades para cultivar um engajamento maior com seus fãs através das plataformas dinâmicas do Facebook.”

Fonte: Billboard