NME mostra o dedo do meio em mais uma edição de seus prêmios!

Aconteceu nesta semana uma das maiores premiações da música britânica, o NME Awards, e, como esperado, entre os grandes vencedores da noite estavam Coldplay, Taylor Swift, The Libertines – que causaram um grande buzz com o seu retorno depois de mais de uma década parados – e os novatos do Wolf Alice, que estão dominando os festivais e paradas europeias com seus shows explosivos.

NME

Taylor levou para casa o prêmio de Melhor Artista Solo Internacional – o que não é uma grande surpresa depois de seu Grammy de melhor álbum do ano por “1989”. O álbum teve excelentes vendas no Reino Unido, sendo o seu segundo a atingir o topo das paradas do país, vendeu 90.000 unidades em sua semana de lançamento e foi o álbum feminino solo que vendeu mais rápido em 2014. Depois de uma turnê altamente bem-sucedida, era de se esperar que a cantora recolhesse diversos prêmios pelo disco.

taylor

Coldplay, após uma performance não muito marcante no Superbowl desse ano, tentou se redimir com sua apresentação após ganhar o prêmio especial Godlike Genius por sua obra e carreira, e cantou sucessos como “Viva La Vida”, “Charlie Brown” e “Yellow”. O grupo começará a sua turnê mundial com o mesmo nome do novo álbum, “A Head Full of Dreams Tour” no final de março pela América Latina, com passagem pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com ingressos já esgotados. O próprio lançamento do disco teve boas vendas, começando em segundo lugar nas paradas do Reino Unido e EUA.

Outro destaque da noite foi o The Libertines, banda ícone do indie rock, que voltou à ativa na edição do ano passado do festival Glastonbury (que venceu melhor festival britânico), em um set secreto que foi premiado como Momento Musical do Ano, além de ganhar prêmio de Melhor Fandom (os melhores fãs). Isso mostra que a banda britânica ainda é capaz de arrastar multidões a seus shows, que podem facilmente acabar virando uma turnê mundial.

Os novatos do Wolf Alice também foram destaque da premiação. Com os prêmios de Melhor Banda Ao Vivo e Melhor Faixa com “Giant Peach”, o sucesso do grupo nas paradas britânicas, que garantiu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance de rock com a presença enérgica da vocalista Ellie Rowsell. Outra banda para ficar de olho, pois tudo indica que, se explodirem na Europa, devem ter sua turnê estendida para outros continentes.

wolf alice

Confira a lista dos vencedores da noite:

Melhor Banda Britânica – The Maccabees

Melhor Banda Internacional – Run The Jewels
Artista Revelação – Rat Boy
Melhor Artista Solo Britânico – Charli XCX
Melhor Artista Solo Internacional – Taylor Swift
Melhor Banda Ao Vivo – Wolf Alice
Melhor album – Foals, “What Went Down”
Melhor Faixa – Wolf Alice, “Giant Peach”
Melhor Série de TV – This is England ’90
Melhor Filme – Beasts of No Nation
Melhor Filme Sobre Música – Blur: New World Towers
Melhor Clipe – Slaves – “Cheer Up London”
Melhor Ator – Idris Elba
Melhor Atriz – Vicky McClure
Melhor Regravação – David Bowie, “Five Years”
Melhor Livro – Patti Smith, “M Train”
Melhor Festival – Glastonbury
Melhor Festival Pequeno -End Of The Road
Momento Musical do Ano – The Libertines secret Glastonbury set
Melhor Fandom – The Libertines
Pior Banda – 5 Seconds of Summer
Vilão do Ano – Donald Trump
Herói do Ano – Dave Grohl
Vlogger do Ano – KSI
Godlike Genius – Coldplay