Primeiro round de conquistas – check! 2º semestre, aqui vamos nós!

Por Fabiana Lian

Primeiro semestre de 2018 – Nosso ano começou assim: A On Stage Lab fazendo quatro anos, o curso Showbusiness 10 edições.

Estive em Londres para o International Live Music Conference. Fiz amigos, colecionei idéias e ganhei inspiração. Na Europa, as escolas e universidades trilham um caminho dentro do entretenimento há tempos. Entendi que tudo o que fazemos ou sofremos hoje é parte do processo. Entrei mais fundo no modo “enjoy the trip”.

Esta minha viagem começou em 2008 com as primeiras aulas, e a On Stage Lab ganhou nome e forma em 2014. Hoje aparecem outras empresas olhando para as mesmas coisas. Isto é saúde para o mercado. Ufa, estamos finalmente cuidando do nosso futuro!

Abril chegou: Hora de olhar para dentro. Fizemos a primeira convenção com a equipe e professores que colaboram com a On Stage Lab. Cheguei à conclusão de que toda empresa tem que fazer uma convenção. Lúdica, formal, balada, picnic ou happy hour… desde que saia da caixinha da firma.

Possibilitar aos professores que se encontrem, que entendam o trabalho do outro, dar voz para a equipe, para que todo mundo entenda o papel de cada um e principalmente, apropriar-se do porquê de fazermos o que fazemos.

Foram dois dias de “aula” de Backstage para o professor de Booking, sinergias entre o curso de Stage Management e Arquitetura, novos nomes de cursos, críticas, novas perspectivas… Nosso mundo visto por todos os olhos que participam dele de dentro ou de perto, é um campo fértil para novos cursos, possibilidades, co-participações. Para mim foi transformador.

Ok, ótimo! Estamos prontos então para resolvermos mais problemas e fazer mais perguntas. E entre as perguntas mais importantes está o mundo das mulheres no nosso mundo.

Fiz parte de um projeto lindo, o Equipar, do Festival Bananada, que trouxe as meninas para a técnica do evento depois de uma semana imersiva com profissionais.

46c8e0f0-d142-4535-a9d7-7c33d1993f86

Equipe técnica do Festival Bananada 2018

Já que o destino é menos dono de tudo e mais consequência, rumo a segunda metade do ano, fomos convidadas para cuidar do Women Walk Together, um projeto internacional, endossado pela ONU, para as mulheres na indústria da música e do entretenimento. Serão 24 horas de música e protagonismo para as mulheres em cinco países em pleno centenário do Nelson Mandela – dia 18 de Julho.

Chamamos os povos de todos os gêneros do entretenimento, para conectar-se ao movimento como um ritual de passagem. Andamos juntos para uma segunda metade de 2018 igual, para o mercado justo, para boas práticas.

A respiração do Brasil ainda é ofegante e nossos desafios parecem sempre maiores. Os próximos episódios trazem novas histórias. Aguardem!

Negros, brancos, homens, mulheres, transgêneros, empreendedores ou freelancers: Feliz semestre novo!

36370025_1878768682212374_6273931013013897216_n

Décima turma do curso de Show Business formada em julho/2018