Ticketmaster poderá substituir ingressos por reconhecimento facial

Algum dia, num futuro não tão distante, você poderá entrar em shows sem que seus ingressos sejam escaneados, pois, em vez disso, o seu rosto será escaneado e identificado automaticamente.

Isso é o que a Live Nation e a Ticketmaster sugeriram na semana passada. Ambas estão desenvolvendo um programa com a empresa de identificação biométrica chamada Blink Identity para eliminar totalmente os ingressos de papel.

“Continuaremos investindo em novas tecnologias para diferenciar ainda mais a Ticketmaster de outras empresas no setor de emissão de ingressos”, escreveu a Live Nation em uma nota aos investidores na semana passada. Ela acrescentou que a tecnologia da Blink permite que você “associe seu ingresso digital à sua imagem e depois entre no show”.

Embora isso pareça conveniente, também significa que os locais dos concertos teriam de ter os equipamentos de escaneamento facial e significa que a Ticketmaster precisaria desenvolver um banco de dados de todos os rostos do público, sendo que muitas pessoas não se sentirão confortáveis com isso.

Por enquanto não há planos reais para colocar essa tecnologia em prática. Não está claro se a tecnologia do Blink funciona de forma tão eficaz quanto a empresa descreve, mas é claramente algo que chama a atenção da Ticketmaster.

A empresa Blink Identity trabalhou em colaboração com o Departamento de Defesa dos EUA e implementou sua tecnologia sensorial inovadora em várias bases militares em todo o mundo.

Fonte: The Verge