Tidal divulga seus números um ano após lançamento da plataforma

O aniversário de um ano do suntuoso evento de lançamento do Tidal em Nova York é amanhã, dia 30 de março, então claro que o serviço iria comemorar o acontecimento com um anúncio no dia anterior, lançando novos números sobre seus assinantes e lançamentos exclusivos. Em seu primeiro ano, o Tidal afirma que já ultrapassou três milhões de assinantes mundialmente, acrescentando 2.5 milhões de assinantes aos 540 mil que a plataforma tinha quando foi lançada nos Estados Unidos.

Desses assinantes, 45% (em torno de 1.35 milhões), assinou o pacote hi-fidelity, com maior qualidade nos sons e vídeos e valor superior a assinatura comum, que sai por US$9.99, enquanto o pacote mais caro custa US$19.99. Os fãs pagam para acessar quase 40 milhões de faixas e 130 mil vídeos musicais, transmissões ao vivo, premieres exclusivas e séries originais de conteúdo. Enquanto 3 milhões de assinantes em um ano é com certeza uma vitória para o Tidal, ainda falta muito para a plataforma alcançar seus maiores concorrentes de streaming: A Apple Music, lançada em junho do ano passado, afirma ter 11 milhões de assinantes, enquanto o CEO do Spotify, Daniel Ek, acabou de anunciar que o serviço atingiu 30 milhões de assinantes, sendo que 5 milhões foram só no começo de 2016.

Deixando a guerra dos Streamings de lado, o Tidal também forneceu os dados do último álbum de Kanye West, The Life of Pablo. De acordo com a plataforma, Pablo ultrapassou 250 milhões de streams nos primeiros 10 dias de lançamento. Pablo, que West havia afirmado que só existiria no Tidal, passou por algumas mudanças em tempo real em algumas faixas, e apenas ontem o single “Famous”, com participação de Rihanna, ficou disponível tanto na Apple Music quanto no Spotify, acabando com sua cruzada de exclusividade do Tidal.

O Tidal também agora possui 20 artistas-donos, que inicialmente eram apenas 16. A banda francesa Indochine virou sua última aquisição, logo depois de Lil Wayne, Damien Marley e TIP. Jay Z, Beyonce, Rihanna, West, Madonna e outros artistas estavam todos presentes no evento de lançamento como os donos-artistas originais.